Histórico(Localização):
Por séculos, o bairro da Urca, como conhecemos hoje, não existia. As águas da Guanabara batiam diretamente nas rochas que circundam a Urca e o Pão de Açúcar. De um lado de onde hoje é o bairro da Urca, ficava a praia da Saudade e a praia Vermelha. Do outro, a praia de Fora e o Cara de Cão com a Fortaleza de São João. Atualmente uma das regiões mais emblemáticas e bonitas da cidade, a Urca têm um passado totalmente ligado a nossa formação como cidade e representatividade na cultura carioca e nacional.
A região onde hoje fica o bairro da Urca, que fez parte de todo o contexto que envolveu os conflitos entre portugueses, franceses e índios, servindo de base militar para os portugueses durante século XVI, começou a ganhar uma forma mais parecida com a atual somente 1870.
Nossa história descreve que pelos idos de 1895:“O comerciante português Domingos Fernandes Pinto planejou transformar o local num novo bairro, ou melhor, numa nova cidade, com os prédios obedecendo ‘a um novo estilo, elegante e artístico’. Em 2 de março de 1895, ele assinou contrato com a Intendência Municipal para a construção de um cais, ligando a praia da Saudade, em frente ao Instituto Benjamim Constant, à Escola de Aprendizes de Artilheiros, na Fortaleza de São João”.
Este plano não deu certo e ganhou uma nova chance de ser posto em prática no ano 1921. O engenheiro Oscar de Almeida Gama criou a Sociedade Anônima “Empresa da Urca” – concessionária de Domingos Fernandes Pinto -, com o objetivo de dar execução aos contratos para construção do cais, ligando a praia da Saudade à Fortaleza de São João, seguindo as normas do contrato de 1919, entre a Prefeitura e Domingos.
“O bairro teria o nome de Lavolina, o mesmo da fábrica de xampú de Oscar Gama; mas esse nome não pegou, prevalescendo o de Urca, o nome do rochedo, assim denominado, desde os tempos da fundação da cidade, pela semelhança com o casco de uma embarcação holandesa comum à epoca“.
Após a construção do cais, a Urca começou a ganhar status de bairro, de fato. Entre 1922 e 1923, os primeiros prédios foram erguidos e a área começou a se desenvolver como uma região residencial, com algumas empresas e próximo à área militar. Com a necessidade da proteção contra a água do mar, aumentou-se a faixa de areia e construiu-se diques de proteção, a famosa mureta da urca, ficando a praia com a forma que se mantém até hoje.
Imóvel(Tipologia/Descrição):
Apartamento estilo casa, encravada no moro Cara de Cão, abaixo da primeira sub-estação do bondinho do Pão de Açúcar, comparável com as casas nas encostas do mar Mediterrâneo sem a vista panorâmica que se estende da Pedra da Gávea até a ponte Rio-Niterói, passando pelo Cristo Redentor, deslumbrando a entrada da cidade maravilhosa pelo mar, com a baia da Guanabara e pelo ar com o aeroporto Santos Dumont.
Com 201m² de área construída nos dois(2) níveis da residência, sol da manhã, instalações elétricas e hidraúlicas renovadas, com piso de tábua corrida de ipê tabaco e granito nos três(3) ambientes da sala(possui uma saleta de entrada, sala de jantar e estar - 55m²), temos ainda no 1° pavimento uma copa/cozinha com armários embutidos, despensa e bancada de granito com duas cubas e água aquecida, banheiro social com porta de correr, totalmente azulejado, box blindex, bancada de granito com armários e espelho, dois(2) quartos amplos, suíte(16m²), piso de taco, armário embutido e porta espelhada, segundo quarto(12m²) com armário de 12 portas e piso também de taco. Para finalizar este nível temos a dependência de empregada completo com uma mini-lavanderia desativada. O acesso ao 2° pavimento se dá através de uma escada estruturada toda em madeira de lei(ipê tabaco) e neste pavimento temos uma segunda área de serviço(11m²) onde se encontram o aquecedor(18,5l) máquina de lavar e secar, um quarto(11m²) transformado em home-office e finalizando o ambiente um amplo terraço(55m²) coberto até a sua metade com telhado colonial com mais um banheiro e uma sauna filandesa.
Antes de comprar uma unidade residencial na região, visite nossa opção e constate toda essa possibilidade em meio a mata atlântica com uma vista deslumbrante.
Valor de Venda reduzido: R$ 2.000.000,00 ( não têm condomínio ) Aceita parte do pagamento em permuta de imóvel no bairro de Botafogo com no minímo de 105m²
Iptu: R$ 9.727,00 (anual)
Vaga de garagem na escritura ( compartilhada )
Imóvel foreiro
Visitas devem ser agendadas com 48h (antecedência).